Encontro foi promovido com apoio do Cdesc
Brasília, 9 de outubro de 2025 – A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP) realizou, em parceria com o UNODC Brasil, por meio do Cdesc, e com a Fiocruz, a oficina “Povos Indígenas na Política sobre Drogas: Ferramentas para o Cuidado Coletivo ao Uso Problemático de Álcool e Outras Drogas”. O objetivo do evento foi promover o diálogo entre saberes tradicionais e políticas públicas de cuidado, fortalecendo a integração de abordagens comunitárias no enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
O Cdesc apresentou pesquisas sobre o tráfico de drogas na Amazônia, seus impactos socioambientais e o papel do Desenvolvimento Alternativo nas políticas públicas de drogas, além de diretrizes e convenções do UNODC sobre o tema. Participaram profissionais que atuam como profissionais dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e especialistas em medicinas indígenas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.
A secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, ressaltou a importância de valorizar os saberes tradicionais e integrar diferentes ministérios e setores sociais no desenvolvimento da Estratégia Nacional Povos Indígenas na Política sobre Drogas, que inclui a implementação dos Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (CAIS) Povos Indígenas.
Durante os três dias de oficina foram discutidos temas como estratégias de cuidado coletivo, redução de danos, saberes tradicionais e participação social.